sábado, 2 de janeiro de 2010

Ervas Daninhas

Erva daninha é uma planta que nasce rapidamente, de forma espontânea, em qualquer lugar e muitas vezes onde não deve. Não seria o amor às vezes assim?Não seriam os sentimentos assim?
Em seu novo longa Alan Resnais trata de sentimentos, o amor incluso em boa parte do filme,mas com espaço para todos,compaixão,raiva,tristeza.
O diretor faz um trabalho delicado à partir de um envento banal,como o próprio narrador em off diz, o roubo de uma bolsa,entretanto Resnais não filma como algo superficial,desde a primeira cena ele cria uma atmosfera de grande importancia para a ação que fará desenrolar todo o resto da trama, existe o narrador,existe a persagem filmada só parcialmente aumentado o mistério, e compondo com estes elementos a trilha de Mark Snow,célebre exatamente pela sua musica de suspense.Por boa parte da trama o clima fica suspenso,trataria-se de um thriller?Qual relação será estabelecida entre os personagens principais ( a dona da bolsa e o homem que encontra sua carteira)?O fluxo de pensamento dos personagens é exteriorizado em forma de solilóquios, pensamentos banais,ansiedades juvenis até. Ah mas espere,eventos bobos que adquirem importancia exagerada, ansiedade e inquietude de pensamento?Sim trata-se de amor!Com a dose de perigo que muitas vezes vem acompanhado e Resnais é habilidoso em mante-los em medidas equivalentes pelos 120 minutos,levando o espectador a uma tensão crescente como a dos personagens para derrepente nos confundir e não sabermos mais o que rege esta história ( mas não estariam os personagens também confusos e perdidos em seus sentimentos?).
Por fim saímos do cinema sem entender muito o que nos aconteceu, sem saber se tratava-se de fina ironia ou de um relato melancólico sobre o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário